21 março, 2005

Os Sonhos

Nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Dizem que essa frase é de Shakespeare. E é incrivelmente realista. Até um tempo atrás eu tinha a falsa idéia de que sonhadores são aqueles românticos melosos. E negava terminantemente que eu pudesse fazer parte desse grupo. As coisas mudaram um pouco, e eu aprendi que quando falo dos meus planos para o futuro, estou falando dos meus sonhos. Aprendi que não se deve negar o fato de sonhar. Que essa é uma das coisas que nos tornam humanos.Aquiles, no filme Tróia, diz que os deuses invejam os mortais. E pensando nisso eu cheguei a conclusão de que é uma grande verdade. Dá pra imaginar como seria se soubéssemos exatamente o que vai acontecer daqui a uma hora, um dia, um ano? Que valor teria a vida, se soubéssemos do exato momento em que deixaríamos o mundo?

Se é verdade que a expectativa do amanhã pode ser assustadora, também é verdade que a vida sem essa expectativa seria completamente despida de emoção.

Por isso, nunca deixe de sonhar...