16 maio, 2005

Algumas observações...

...feitas na sala de aula sobre o sistema de ensino deste maravilhoso país.

- Sobre o hábito da leitura:
É fato que o povo brasileiro não tem este hábito, mas era de se esperar uma leitura um pouco melhor de adolescentes de 14 a 17 anos, né não.
Hoje eu tava observando como aquela galera não sabe se expressar, falando e menos ainda escrevendo.
É aterrorizante.

- Sobre a qualidade dos professores:
Há professores ótimos.
Há professores bons.
Há os regulares.
E tem uma classe de professores que eu não classifico em nenhuma das anteriores, são aqueles que simplesmente não têm pulso pra lidar com uma turma que tá na fase mais questionadora da vida.
São aqueles dos quais os alunos fazem gato e sapato. Aqueles que se orgulham muito de serem "liberais" e não percebem que o nome disso não é liberalidade, é "decadência". Tá talvez não seja esse, mas é isso que eu quero dizer.
O mais interessante, é que não se pode mais dizer que são os professores novos ou os antigos. Não há mais essa divisão.
Tem novos que são bons e que não são.
E tem antigos que são bons e que não são.

Vou parar por aqui, mas continuo observando.
Sala de aula é um lugar interessante para algumas análises, tem todo o tipo de espécimes que se queira estudar.

4 Comments:

At 10:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Ùia! Tu fala da faixa de idade que está inserida com "Aquela galera não sabe se expressar..muito menos escrevendo" aí você que não tá de fora disso não. Mas se você quis dizer isso que eu disse mas não conseguiu. Aí sim você está inserida na rotulação que você mesma se pos.
Um abaço.

 
At 9:41 AM, Anonymous Anônimo said...

E têm os professores enganadores, aqueles que sobem apenas para ler o livro, ou copiar o livro no quadro. Esses não sabe o que falam, ou escrevem. Quando na faculdade via um professor dessa natureza, ia jogar sinuca e comprava o livro que ele utilizava. Ler por ler, eu leio melhor que ele.

 
At 2:26 PM, Blogger Kaka said...

Eu generalizei, Tico. Mas vai saber se nao estou inserida? Eu não acho, mas ninguém é dono da verdade, e posso muito bem estar enganada.
Aliás, obviamente existem exceções, você, por exemplo, está nessa faixa etária, mas nao acho que escrevas mal.
É tudo uma questão de interpretação.
Ufa! Acho que isso aqui vai ser post, não comment.

 
At 7:17 AM, Blogger Tamia said...

Em Portugal temos o mesmo problema... E sabem que mais, os que até sabem falar como os alunos, aqueles que até conseguem passar a sua mensagem estão no desemprego! Porque os "velhos" ainda não sairam, apesar de não estarem lá a fazer nada!

 

Postar um comentário

<< Home