09 maio, 2005

Sobre o Egoísmo

Tava dando um rolê por aí, e lendo uns comments me deparei com o seguinte (mais ou menos isso): "o ser humano é egoísta até em seus atos mais altruístas".
E cheguei à conclusão de que concordo com o autor.
Me lembrei de uma aula de filosofia do começo do ano, em que se questionou se a fé nasce conosco ou é adquirida no decorrer dos anos.
Isso me levou a pensar sobre os montes de sentimentos que temos guardados desde cedo e temos que organizar durante a vida.
Imaginei as emoções todas embaralhadas no cérebro de um bebê, mas mesmo assim ela as identificando com admirável clareza. Depois, à medida que crescia, a criança passava a organizar estes sentimentos, cada um em uma repartição própria, ela aprendia o lugar de cada um com a prática, se machucando, se vangloriando, se humilhando, enfim, experimentando as emoções. Acontece que quando estava tudo bagunçado, o dono dos sentimentos sabia onde encontrá-los, mas depois que começou a organizar, e para viabilizar isso, receber influências externas, ficava cada vez mais confuso.
É comum um individuo ter características mais acentuadas em seu caráter do que outras, e assim, ele é taxado de acordo com aquela que se sobressai mais. Pode ser generoso, sovina, mau-humorado, alegre, sério, brincalhão. Ou egoísta.
E como possui todas as outras características, sejam elas boas ou más, o ser humano tem também intrínseco o egoísmo. Que revela-se a todo momento e se manifesta das formas mais diversas. Não é apenas sinônimo de mesquinhez, como é comumente utilizado. Ele transparece num olhar cínico, numa frase irônica. Às vezes vindo de pessoas das quais jamais imaginaríamos.
Fiquei pensando naquele comment. Eu sou taxada de egoísta desde muito cedo pelas pessoas que me conhecem de perto. E recordei das inúmeras vezes em que, tentando me convencer de que era para o bem de outrem, fiz ou disse coisas que favoreciam apenas a mim.
O interessante é que, nessas situações, acabava convencendo aos outros de que aquilo era, de fato, altruísmo.
Dos sete pecados capitais, o egoísmo é o mais prosaico. Podem dizer que perde em popularidade para a gula, mas não creio nisso.
Há também a ira, muito comum nos dias de hoje desde tenra idade. Mas também não me convenço de que seja mais praticada do que o egoísmo.

Porque o egoísmo está na raiz de todos os males.
E está na essência da humanidade.
Podemos tentar escondê-lo, mas jamais livrar-nos-emos dele.

4 Comments:

At 10:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Nossa Senhora, kaka! ultimamente cê anda dando uma caprichada no vocabulário, né? rsrs!

 
At 2:41 PM, Blogger Kaka said...

Faz sentido.

 
At 10:55 AM, Anonymous Anônimo said...

To aceitando os direitos autorais... rsrsrs, po nem fui citado... tudo bem, tudo bem... nem queria, tá!!! Você acabou desenvolvendo bem o tema, mas é isso mesmo, por trás de todo grande gesto altruísta tem uma grande vontade egoísta.

 
At 1:26 PM, Blogger Kaka said...

Posso citar se vc quiser Vinicius, é só dar um toque, tá.
E eu que agradeço a sugestão do tema.

 

Postar um comentário

<< Home