09 junho, 2005

Em defesa dos Drs.

É isso aí, um post de protesto contra a falácia (aprendi essa semana em filosofia) da corrupção.
Ah! Os Doutores a que me refiro aqui são os do Direito.
Isto posto, continuemos.
Esse post começou a se insinuar em minha mente na semana passada. Eu estava na biblioteca do Colégio conversando com umas amigas sobre a faculdade de Direito (um dos meus assuntos preferidos, diga-se).
Falavam da corrupção, desse lance de que justiça não é pra todos, e sim pros ricos.
Nisso a bibliotecária se intrometeu na conversa e veio com uma reportagem (da Veja, creio eu) em mãos que citava alguns casos de políticos que haviam sido presos, soltos em seguida e estão “muito bem, obrigado” até hoje. A dita reportagem comparava esses casos com o de uma mulher que foi presa por ter roubado um vidro de shampoo, sabe-se-lá-onde.

E é aqui que eu me sinto atingida.
Digo atingida por estar em contato diário com estes acusados e ver como a realidade é distorcida.
Raciocinemos: existem corruptos em todas as profissões, do pedreiro, passando pelo padre, até o médico, há sempre ovelhas negras.
Aliás, é com relação a essa última profissão citada que fico mais indignada.
É fato que existe uma quantidade bem razoável de médicos charlatões. Porém, estes são lembrados raríssimamente. A cultura popular colocou essa classe profissional num pedestal, e há pessoas que veneram aos médicos como a deuses.
O que acontece no mundo jurídico é exatamente o contrário: os juízes, advogados e promotores são taxados de corruptos de cara.
Os primeiros são os vendidos.
Os segundos, os safados que querem tirar dinheiro do povo.
E os terceiros ... bem, os promotores são os menos ‘malvados’ aos olhos da população, embora não escapem do seu veneno.

Resumindo: OS CORRUPTOS SÃO EXCEÇÃO, NÃO REGRA.

Ocorre que os casos de falcatruas aparecem bem mais que os de honestidade.
Porque, afinal de contas, ao agir corretamente, os profissionais (de qualquer área) nada mais fazem que a sua obrigação.
Mas vejam os médicos, por exemplo: ao fazerem seu trabalho são endeusados de tal forma, que tem-se a impressão que eles superaram tudo e todos.


Bem, minha mensagem é essa.
Não vamos generalizar, OK? Juro que tô falando com conhecimento de causa (e das figuras em questão).

P.S.: Peço desculpas aos médicos pelo tom agressivo, eu os respeito como a todos os profissionais, mas eu tinha que estabelecer um paralelo...

2 Comments:

At 5:57 PM, Blogger Kaka said...

É isso aí, Louca.

Esse comment foi quase um post, hein? Mas é por uma boa causa.

 
At 4:42 PM, Blogger Kaka said...

Eu notei... Mas não dá nada.

 

Postar um comentário

<< Home