22 agosto, 2005

Raízes

Vocês conhecem Laguna? Não?
Então os convido a fazer uma pesquisa no Google com as palavras "República Juliana" ou "Anita Garibaldi" e conhecer sua história.
A cidade está localizada no litoral Sul de Santa Catarina e foi palco da fundação da República Juliana - Estado independente do Império Brasileiro, aliado à República de Piratini, localizada no Rio Grande do Sul e que também se havia declarado independente do restante do País - e berço de Anita, a famosa "Heroína dos Dois Mundos", que, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, lutou na Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos) e no movimento de unificação da Itália.
Contando hoje com aproximadamente 48.956 habitantes, é a segunda cidade mais antiga do Estado, perdendo apenas para São Francisco do Sul, e já foi também uma das maiores. No passado, ocupava todo o sul do Estado e servia como ponto de apoio para a Coroa Portuguesa colonizar as terras do sul do País e evitar que fossem ocupadas pela Espanha.
Não apenas pelos fatos históricos, como por ter tido o monopólio do comércio destas bandas por muito tempo, Laguna foi uma cidade de grande importância. Seu porto era ponto de partida de navios contendo praticamente todo tipo de carga, principalmente a pesqueira. A indústria também era forte. Enfim, Laguna era o centro comercial e industrial da região, e, conseqüentemente, para onde todos os olhares se viravam.
Tanto histórica quando economicamente, é impossível ignorar a importância desta cidade.
Pois bem, como vocês sem dúvida notaram, eu falei em Laguna usando os verbos Foi e Era. Exatamente. A cidade teve um PASSADO glorioso, e hoje vive das lembranças destas glórias.
A importância histórica ela ainda mantém, porém, por mais que o passado seja relevante, o mundo não pára de crescer, e ficar olhando pra trás não ajuda ninguém a acompanhar este crescimento.
Quanto à economia..., bem, as coisas mudam, o Porto de Imbituba (cidade vizinha) cresceu em porte e capacidade, aqueles que administravam o bem sucedido mercado pesqueiro lagunense foram morrendo, e as novas gerações não souberam cuidar dele da forma devida. Então, Laguna ficou pra trás na corrida...
Tendo praias magníficas, pode-se afirmar com certeza que a cidade mantém-se em grande parte graças ao turismo (embora seja injusto de minha parte não mencionar a produção de camarão, que vem crescendo bastante). Na temporada de verão ela respira aliviada, ergue-se, seu Carnaval é famoso, e as pessoas chegam aos montes, aproveitam o quanto podem, e vão embora.
Então ela dorme novamente...

.:to be continued:.

4 Comments:

At 12:04 PM, Blogger arnoanderson said...

Caramba, tô pra conhecer Laguna e São Chico faz um tempão. E olha que nem moro tão longe...
Mas quero ir fora da época das festas.

 
At 8:06 PM, Anonymous Anônimo said...

é, as cidades históricas, com o tempo, ficam sendo apenas... cidades históricas.

 
At 10:17 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu MORO longe pacas! Tô mais perto da lua do que daí! :-/

 
At 7:30 PM, Blogger Kaka said...

Obrigada, Louca! Gostaria que meus colegas vissem isso. Eles vivem me chamado de puxa-saco da Prof de Português!

Ótima idéia, Arno. Vir no Carnaval, por exemplo, é um verdadeiro caos.

jean, isso é verdade. Mas que elas têm lá o seu charme, isso têm!

Tico, como tu é otimista, hein! Se tu acha mais prático ir até a Lua, Boa Viagem. Mas me traga um Cartao postal, por gentileza.

 

Postar um comentário

<< Home