31 agosto, 2005

Raízes

Parte II

Bem, eu só queria que vocês soubessem sobre o que eu estou falando, mas a minha intenção ao começar este post era dizer o seguinte:

Antes de vir pra Jaguaruna (há cinco anos e meio) eu morava lá, em Laguna. Não no Centro Histórico, mas numa das dezenas de comunidades que tem naquela cidade.
Eu era (como ainda sou) literalmente um bicho do mato, a casa em que eu morava é um sítio com 1km de fundo, 1km de mata, pra ser mais específica, espécies nativas e aquela coisa toda de preservação ambiental.
Todos os fins de semana eu volto pra lá, mas dificilmente chego ao centro. No último fim de semana eu fui até lá.
E bate uma espécie de nostalgia, sabe. É uma volta no tempo, mas não ao meu tempo, quando eu morava por aquelas bandas, é uma volta histórica no tempo. A gente se sente reportar aos tempos do Brasil Colônia.
É fácil ver que aquela cidade não pertence a este século. Suas ruas estreitíssimas, projetadas para carroças, suas construções... ah, estas são um espetáculo à parte.
A cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, o que significa dizer que as fachadas não podem ser alteradas. E como eu fui à noite e as ruas estavam desertas, dificilmente se imaginaria que durante o dia transitem por ali pessoas vestidas de acordo com a última moda.
Enfim, admiro aquela cidade como um tributo ao passado, e respeito cada traço da história que se lê nos seus calçamentos. Embora não me imagine vivendo lá novamente, devo admitir que a vida é cheia de surpresas, e as raízes costumam falar muito alto a partir de uma certa fase da vida...

The End

P.S.: Desculpem a aula de história, eu não quis ser chata, mas me empolguei pelos ares da bela Laguna...