07 novembro, 2006

Advogada do Diabo

Consegui, finalmente, definir meu papel.

Explica-se:
Se vieres me falar de alguém, ou de uma situação, sob determinado ponto de vista (o pessoal, evidentemente), e só criticares tal pessoa ou situação, euzinha, indubitavelmente, vou encontrar, e mostrar-te, coisas boas das tais.
Se, pelo contrário, vieres elogiar, vou encontrar defeitos.
É simples assim. Advogada do Diabo. Sempre encontrando "o contrário".

O ponto de equilíbrio.
Eu sempre faço isso. Sempre procuro esse equilíbrio.
É interessante, mas também incomoda muitas vezes.
Porque sobre muito assuntos, eu não consigo simplesmente me posicionar contra ou a favor. Sempre haverá dois lados da moeda, e eu nunca deixo de analisar aos dois.
Existem temas sobre os quais é impossível ficar em cima o muro.
No entanto, mesmo quando digo "Sou contra!", eu consigo ver o lado de quem é a favor, e vice-versa.
Essa característica muitas vezes me deixa perdida, porque existem situações em que se precisa de uma posição concreta, e não de um "Há duas possibilidades...".

Por outro lado (viram??!! sempre tem outro lado...) posso ser ótima conselheira, se quem estiver pedindo o conselho estiver mesmo interessado em ouvir a minha opinião, e não aquilo que gostaria de ouvir. Pois vendo os dois lados de uma situação, pode-se chegar à conclusão de que, afinal de contas, é a a outra parte que tá certa.

Bem, também não sei porque resolvi postar sobre isso.
É só que é uma daquelas características da personalidade da gente que de vez em quando se mostram mais fortes, sabem. Mais presentes.
E essa já me fez brigar com vóvz nesse findi.
Acho que foi isso que me alertou outra vez pra essa minha "mania".
Bem, acho que é isso.
Beijos povo!



P.S.: Porém, há alguns assuntos sobre os quais não consigo entender "o outro lado". Pode ser por ser a minha própria opinião que eu não queria desfeita. Sei lá. Exemplo: não vejo nenhuma justificativa plausível para o racismo. Essa é uma daquelas coisas que me deixa num estado de espírito bem humano: P da vida! Ok, não vou entrar no mérito dessa questão agora. Só mencionei pra explicar que eu tenho sim minhas opiniões bem firmes, só que muitas delas são neutras...

1 Comments:

At 5:18 PM, Blogger Kaka said...

Mamy: Brigada! Ter algo que é raro e ser elogiada por isso é muito bom!!

Poeta: Eu ouço, com certeza. Comselho de Mamy é conselho de Mamy, sabe né.

 

Postar um comentário

<< Home